Açude de São José de Piranhas opera com 40% de sua capacidade


O principal reservatório que abastece a cidade de São José de Piranhas no sertão do Estado da Paraíba, o Açude São José I, conta apenas com 40% de sua capacidade. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), o volume de água vem diminuindo a cada dia. A Região Nordeste vem enfrentando a maior seca dos últimos 30 anos, tornando difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, elevando o custo de vida por causa da escassez. " Eu acredito que o inverno do ano que vem, seja bom! E se Deus quiser vamos ter água suficiente para o que precisamos". Disse um agricultor esperançoso.

Com os níveis de água diminuindo a população já sofre com o racionamento, a água só é distribuída durante cinco dias da semana, os outros dois dias a população se vira com o pouco de água que juntam para o consumo diário. O mais grave é que o açude está secando rapidamente, e enquanto isso as construções e os lava jatos estão funcionando normalmente,desperdiçando muita água, em época de estiagem severa. Assim também é o caso de pessoas inconsciente, que fazem o uso abusivo da água deixando as torneiras mal fechadas, lavando calçadas, carros, motos, entre outros tipos de desperdício.


O problema não é só a falta de chuvas, o problema também é nosso, afinal de contas a participação da população na economia de água é fundamental para o racionamento e para à vida, essa preocupação é de todos, vamos evitar o desperdício de água e ser mais consciente. Sabendo usar não vai faltar.


Por: Áliston Felipe

Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.