Caretas mantém tradição viva na Semana Santa



As ruas da cidade de São José de Piranhas, no interior da Paraíba foram tomadas nesta semana por vários grupos de caretas, uma manifestação popular executada na Semana Santa, em um período de três dias que antecede até a sexta santa, finalizando com o Judas.


Os caretas são jovens que se vestem com trajes sempre irreverentes, geralmente femininos, com máscaras, chicotes e chocalhos,percorrendo todas as ruas da cidade, em busca de "jejum" (esmolas). Apesar da seca que castiga a região, a colaboração para a brincadeira é de todo jeito, os caretas recebem de tudo um pouco seja de bebidas a alimentos.



"A tradição precisa ser mantida e estimulada por todos para a cultura popular " disse um dos responsáveis por uma das turmas dos caretas.


E o gosto pela brincadeira é sempre dos homens, mais esse ano a tradição ganhou umas integrantes a mais, um grupo de mulheres também entraram na brincadeira e querem manter viva a tradição. " A experiência é cansativa, mais vale a pena brincar. O importante é ser feliz e seguir a tradição." Disse umas das mulheres.



A brincadeira só chega ao fim depois da malhação do judas, que é quando um corajoso enfrenta apanhar de chicotes, dos caretas enfurecidos por tentar roubar os jejuns arrecadados.



Por Áliston Felipe

Abaixo: Vídeo e Fotos



Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.