Seca castiga moradores e ameaça abastecimento no Sertão da Paraíba


A seca que atinge a região Nordeste afeta o nível dos reservatórios e compromete o abastecimento de água em muitas cidades. Na cidade de São José de Piranhas, no sertão do estado da Paraíba, moradores sofrem com a falta d'água, e a ameaça de escassez é cada vez mais real. O açude São José I, mais conhecido por açude da CAGEPA, principal reservatório que abastece a cidade, vem sofrendo quedas no nível de água, preocupando toda a população que podem ficar sem água, caso não volte a chover nos próximos dias na região.



As chuvas que caíram no início do ano não foram o suficiente para recarregar o volume de água no açude. A seca se agrava e o reservatório está no menor nível da história. A região Nordeste vem enfrentando a maior seca dos últimos 30 anos,tornando difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, elevando o custo de vida por causa da escassez.



A seca afetou até mesmo as tradicionais festas culturais, é obrigou a cidade a cancelar a tradicional festa de Micaranhas, um carnaval fora de época comemorado no mês de Maio, atraindo um grande número de foliões. A verba que seria gasta no evento, agora deve ser usada para ajudar os moradores que sofrem com a estiagem.



Com a crise hídrica, a procura agora é por poços artesianos, uma alternativa que vem sendo procuradas por muitos moradores que com medo de ficar sem água, já garanta uma reserva.



Por Áliston Felipe



Jatobanet.com.br

Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.