Seca castiga moradores e ameaça abastecimento no Sertão da Paraíba
A seca que atinge a região Nordeste afeta o nível dos reservatórios e compromete o abastecimento de água em muitas cidades. Na cidade de São José de Piranhas, no sertão do estado da Paraíba, moradores sofrem com a falta d'água, e a ameaça de escassez é cada vez mais real. O açude São José I, mais conhecido por açude da CAGEPA, principal reservatório que abastece a cidade, vem sofrendo quedas no nível de água, preocupando toda a população que podem ficar sem água, caso não volte a chover nos próximos dias na região.

As chuvas que caíram no início do ano não foram o suficiente para recarregar o volume de água no açude. A seca se agrava e o reservatório está no menor nível da história. A região Nordeste vem enfrentando a maior seca dos últimos 30 anos,tornando difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, elevando o custo de vida por causa da escassez.

A seca afetou até mesmo as tradicionais festas culturais, é obrigou a cidade a cancelar a tradicional festa de Micaranhas, um carnaval fora de época comemorado no mês de Maio, atraindo um grande número de foliões. A verba que seria gasta no evento, agora deve ser usada para ajudar os moradores que sofrem com a estiagem.

Com a crise hídrica, a procura agora é por poços artesianos, uma alternativa que vem sendo procuradas por muitos moradores que com medo de ficar sem água, já garanta uma reserva.
Por Áliston Felipe
Jatobanet.com.br