top of page

Em condições de extrema pobreza famílias vivem do que é descartado no lixão


Em meio a sujeira, mau cheiro e muita pobreza,lutando pela sobrevivência e retirando seus sustentos,famílias vivem do que é descartados todos os dias no lixão da cidade de São José de Piranhas. Distante a 3 km da cidade, ali sobrevivem pessoas excluídas e esquecidas pela sociedade.


O lixo exposto a céu aberto e sem medidas de proteção, acarretam problema a saúde, com a proliferação de vetores de doenças,como mosquitos,moscas,ratos,baratas,entres outros insetos. A coleta e a separação de materiais recicláveis é fonte de renda para algumas famílias. Logo que surge um caminhão eles competem a procurar objetos recicláveis que possam dar retornos financeiros e garantir a sua sobrevivência, reciclando o alumínio, plástico, garrafas, papelão, entre outros objetos.


Enquanto nossa equipe fazia a gravação, acompanhamos a presença de algumas crianças e adolescentes, que vivem no meio desse ambiente sujo,exposto aos perigos dos objetos cortantes,o movimento dos caminhões,a poeira,fogo,animais, assim como também objetos contaminados,com seringas e outros materiais que trazem doenças.


A equipe do portal Jatobanet ,procurou o Conselho Tutelar para saber se tinha conhecimento desse caso, aonde crianças vivem em meio a uma realidade desumana. Em nota o Conselho Tutelar disse que: Após a denuncia feita pelo portal Jatobanet, tomamos conhecimento do caso,aonde crianças estão vivendo em situações de risco ao freqüentarem o lixão. Uma visita foi feita no local, e o Conselho Tutelar do município se compromete a tomar as providencias cabíveis.

De acordo com uma lei federal, os lixões já não deviriam mais existir a céus aberto.

Esse é o país chamado Brasil,aonde pessoas vivem em condições de extrema pobreza,falta de empregos ,moradias, sofrem com o preconceito entre outro tipos de exclusões sociais. Enquanto isso nossos representantes políticos fazem a festa desviando o dinheiro do povo.

Por Áliston Felipe Curta nossa Página: Facebook.com/jatobanetpb

Contato: (83) 9 9973-7169 Aliston / (83) 9 9612-6828 Ramiro

Fotos: Jatobanet.com.br (Ramiro Ferreira)

Postagem Recente
bottom of page