Nutella é retirada de supermercados por ser potencialmente cancerígeno


A venda do famoso creme de avelã Nutella está ameaçada. Estabelecimentos comerciais da Itália estão boicotando o creme após alerta da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, sobre a presença de um ingrediente potencialmente cancerígeno no preparo do produto: óleo de palma refinado.


Conforme informações do The Independent, redes de supermercado, como a líder de mercado Coop, estão tirando Nutella das prateleiras como ação preventiva. Em maio de 2016, a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos notificou que o óleo de palma pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer se refinado a temperaturas acima de 200°C.


Como o nível de risco não chegou a ser divulgado, qualquer quantidade do produto pode ser considerada perigosa, mesmo em porções moderadas. “Existem provas suficientes de que o gicidol e genotóxico e pode causar cancro”, explicou Helle Knutsen, presidente da organização.


A Ferrero, fabricante da Nutella, contestou a autoridade. Em declaração, a empresa afirmou que “a saúde e segurança dos consumidores é a maior prioridade da Ferrero, e nós confirmamos que os produtos da Ferrero são seguros”.


“Fazer Nutella sem óleo de palma pode criar um produto inferior, seria um passo atrás”, diz o diretor de vendas da Ferrero Vincenzo Tapella à Reuters. Segundo ele, o ingrediente é responsável por dar a consistência cremosa do produto.


Possíveis substitutos incluem girassol e colza, mas esta mudança poderia custar até 20 milhões de euro por ano. Marcas como Nestlé, Ben & Jerry's, Cadbury e Clover também utilizam óleo de palma em seus produtos.


Jatobanet com clickpb


Leia mais notícias acessando o portal www.jatobanet.com.br, siga nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal e veja nossos vídeos no Youtube.


Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.