Paraíba é o estado com mais municípios em situação de calamidade pública


A Paraíba é o estado do Nordeste com mais municípios com decreto de calamidade pública devido à seca. Ao todo, são 179, dos 223 municípios paraibanos com decretos em vigor. Além disso, 73 reservatórios de água estão em situação crítica, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).

Os 73 reservatórios em situação crítica têm menos de 5% do seu volume total, outros 28 estão em observação (menor que 20% do seu volume total) e 26 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do total. O açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 municípios se encontra hoje com 4,4% da sua capacidade.

O levantamento mostra ainda que estados como o Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará também apresentam um alto índice de municípios em estado de calamidade. No Rio Grande do Norte são 153, seguido do Pernambuco com 125 e o Ceará com 117 municípios com dificuldades por conta da seca.

O deputado federal Benjamin Maranhão pretende ir ao Ministério da Integração Nacional para solicitar recursos para os municípios em calamidade. “Estamos empenhados em minimizar os efeitos da seca em nosso Estado. Chegamos a participar de uma reunião de trabalho com presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Apresentamos a situação que a Paraíba se encontra.

Entregamos uma carta, descrevendo os problemas hídricos que se avolumam e pedindo urgência na execução de medidas que possam garantir o abastecimento emergencial dos municípios. Agora, voltaremos lá para cobrar ações efetivas”, disse o deputado.

Jatobanet com clickpb

Leia mais notícias acessando o portal www.jatobanet.com.br, siga nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal e veja nossos vídeos no Youtube.

Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.