Paraíba fez o dever de casa para receber as águas da transposição


Quando as águas do São Francisco chegarem à Paraíba, neste sábado, serão recepcionadas por um sistema de barragens e canais construídos pelo governo do Estado a fim de proporcionar benefícios a 900 mil pessoas residentes na região do cariri e região metropolitana de Campina Grande. As águas do Velho Chico assegurarão o acesso susentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento sócio economico.


O primeiro manancial a receber as águas do PISF será a Barragem de Poções. Daí o Velho Chico segue pelo Rio Paraíba, passando pela Barragem Camalaú até chegar a Boqueirão. Estima-se que esse trajeto de aproximadamente 130 km leve em torno de 30 a 45 dias.


Com a chegada das águas a Boqueirão, hoje praticamente seco, cerca de 716 mil habitantes, em um total de 18 municipios - Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de rosa, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras e Campina Grande – deixarão de sofrer com a falta d`água.


As águas ainda seguem pelo rio até a Barragem de Acauã, beneficiando, ainda neste primeiro momento, os sistemas adutores com captação na referida barragem, em um total de 121 cidades, aproximadamente 132 mil pessoas. De destacar, ainda, a construção do Canal das Vertentes Litorâneas, que tem sua captação na mencinada Barragem e que, com a sua conclusão, beneficiará mais 630 mil habitantes.


A Cagepa executou obras de caráter emergencial, como uma estrutura de captação no leito do rio para integrar-se ao Sistema Adutor do Congo, uma vez que o manancial que até hoje abastece esse sistema adutor encontra-se em colapso. Somente aí estão sendo beneficiados 58 mil habitantes nos municipios de Monteiro, Sumé, Serra branca, São João do Cariri, Amparo, Prata, Ouro Velho, Coxixola, Gurjão, Santo André, Parari, São José dos Cordeiros e Livramento.



Blogdotiaolucena

Postagem Recente