Novo golpe nas redes sociais promete passagens gratuitas da companhia aérea Gol


Usuários do Facebook e WhatsApp precisam ficar atentos a um novo golpe que está circulando pelas redes sociais. O Laboratório de Pesquisa da ESET encontrou uma nova fraude que promete supostas passagens grátis da companhia aérea Gol - no Facebook, a publicação já conta com mais de 58 mil curtidas.


No celular, a vítima é levada a participar de um questionário com quatro perguntas e, em seguida, compartilhar a publicação falsa com 30 contatos de WhatsApp. Já no computador, além de o usuário precisar responder o questionário, ele é redirecionado para uma página que promete alterar a cor do serviço de WhatsApp Web. Ao clicar em "Instalar!", a vítima é orientada a baixar uma extensão que solicita permissão para alterar o conteúdo das páginas acessadas.


Pelo celular, a fraude apenas estimula o compartilhamento da mensagem entre os usuários. No entanto, no computador, as vítimas são induzidas a baixar complementos maliciosos que permitem o surgimento de publicidades falsas, gerando cliques e algum tipo de lucro econômico para os cibercriminosos.


A empresa Gol usou suas redes sociais para alertar os consumidores sobre a falsa promoção:


Atenção clientes GOL: o portal VOEDEGOL vem tentando de forma fraudulenta conseguir dados de nossos clientes prometendo passagens gratuitas. Esclarecemos que o portal não é da GOL Linhas Aéreas e estamos fazendo o possível para retirá-lo ao ar.


— GOL Linhas Aéreas (@VoeGOLoficial) 15 de novembro de 2017


Antes de clicar em qualquer link ou baixar alguma extensão, verifique se o site é o oficial da empresa. Além disso, procure por indícios de fraude, como erros ortográficos ou requisitos suspeitos.


Jatobanet com Olhar Digital

Leia mais notícias acessando o portal www.jatobanet.com.br, siga nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal e veja nossos vídeos no Youtube.



Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.