Fenômeno halo solar é visto por moradores de Sousa, no Sertão da PB


Os moradores da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, puderam observar um halo solar na manhã desta sexta-feira (4). O fenômeno é visto como um grande “arco-iris” formando um círculo em volta do sol.


As imagens do halo visto do Sertão paraibano foram registradas pelo cinegrafista da TV Paraíba, Beto Silva.


Segundo a meteorologia, o fenômeno ocorre quando a luz do Sol é refletida por cristais de gelo na atmosfera. O halo solar tem relação com a umidade na atmosfera, mas não representa diretamente um indicativo de chuvas.


De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, o halo solar é um fenômeno óptico que acontece na troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, com espessura de 12 km podendo alcançar até 17 km de altura.


"Embora algumas pessoas relacionem o halo solar à chuva, especialistas garantem que a formação do círculo colorido ao redor do Sol nada tem a ver com a possibilidade de precipitações. Diferentemente do arco-íris, que é inerente à água", explicou a meteorologista.



G1



Leia mais notícias acessando o portal www.jatobanet.com.br, siga nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal e veja nossos vídeos no Youtube


Postagem Recente

Contatos:

(83) 9 9113 4151

(83) 9 9612 6828

 

 

Jatobanet.com.br - Cobertura de Eventos

2020 © Todos os direitos reservados.