top of page

Paraíba está com estoque zerado da vacina pentavalente há mais de dois meses



A vacina pentavalente, que protege bebês contra cinco doenças, está com o estoque zerado na Paraíba há mais de dois meses, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Desde o mês de outubro, quando o Estado recebeu a última remessa do Ministério da Saúde, de 14 mil doses, que o estoque não é abastecido.


De acordo com Isiane Queiroga, coordenadora de imunização do estado, a quantidade recebida em outubro corresponde a quase 100% da necessidade mensal da Paraíba e foram distribuídas para os municípios. No entanto, como já havia uma demanda reprimida de criança que estavam sem tomar a vacina, houve o desabastecimento mais rápido.


A pentavalente é uma vacina de rotina para bebês. As doses devem ser dadas aos 2, 4 e 6 meses. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções.


De acordo com o Governo Federal, responsável pelo repasse aos estados, a vacina é feita fora do país e quando é transportada para os estados, precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o último lote não foi autorizado por causa de irregularidades e houve o retorno dos produtos.


Conforme o Ministério da Saúde, em 2019 a Paraíba recebeu mais de 88 mil doses da vacina pentavalente. Para a próxima remessa, o órgão aguarda pela a produção e liberação do lote pela Anvisa. A previsão da secretaria de estado saúde é que até o fim do mês de janeiro o estoque seja reabastecido.

G1 PB

Postagem Recente
bottom of page