top of page

DICAS: Profissionais de saúde orientam estudantes sobre cuidados antes e durante as provas do Enem




Estudantes de todo o país estão na expectativa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste domingo (5) e no dia 12 de novembro. A maioria deles está se preparando desde o início do ano estudando o conteúdo para obter bons resultados. Porém, também é importante ter outros cuidados que podem ajudar a fazer uma boa prova. A psicóloga Julianna Morais, da Policlínica do Cristo, orienta o que os estudantes podem fazer para manter o equilíbrio e tentar manter a calma nos dias que antecedem as provas do Enem. “Nesta reta final o importante é tentar descansar. O que você estudou e se preparou o ano todo já está guardado, então procure não fazer ‘loucuras’ como deixar de dormir para estudar. Procure, ainda, separar momentos de lazer com a família e amigos”, indicou.

Praticar atividades físicas também pode contribuir para a sensação de bem- estar, conforme orienta Nicolas Travassos, profissional de educação física e coordenador do programa Saúde em Movimento. “A atividade física é benéfica pra tudo. Especificamente para os estudantes, as atividades aeróbicas como natação, corrida, caminhada e alongamentos contribuem muito na concentração, redução do estresse e melhoria da qualidade do sono. Essas atividades ajudam na liberação da endorfina e fazem com que os nossos neurotransmissores ajudem a reduzir o estresse e ansiedade”, explicou.

Em relação à alimentação antes e durante as provas, a nutricionista da Policlínica de Mangabeira, Maria Bethânia Almeida, sugere se hidratar bem e evitar o consumo de alimentos que não façam parte de sua rotina. “A alimentação vai além dos nutrientes e entendo também como algo relacionado ao físico, a rotina e ao emocional. Então, o alimento consumido terá impacto nesse processo. Por isso, o estudante deve comer o que ele está acostumado, porém atento na quantidade e qualidade do alimento, evitando com isto um problema gastrointestinal”, orientou.

De acordo com a nutricionista, alguns alimentos são mais indicados para serem consumidos antes e durante as provas, a exemplo de frutas, verduras, castanha, sanduíche natural com pão integral, chocolate amargo, barrinhas de cereal, além de se manter hidratado com água. Por outro lado, deve-se evitar comer alimentos gordurosos ou muito condimentados, frituras, ultraprocessados, fast foods e refeições pesadas como cozido, feijoada e outros.

Enem – As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Nos dois dias os portões serão fechados às 13h, pontualmente, e as provas têm início às 13h30.

PB Agora

Comments


Postagem Recente
bottom of page