top of page

Mulheres donas de negócios são 34% do total de empresas da PB




A Paraíba registrou, ao todo, 166.023 mulheres empreendedoras comandando negócios no estado em 2022, o que corresponde a 34% do total de empresas. O levantamento do perfil das mulheres empreendedoras na Paraíba foi divulgado pelo Sebrae nesta quarta-feira (8).


A análise foi realizada a partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o terceiro trimestre de 2022.

O estudo também revela que metade dessas mulheres são chefes de domicílio, a maioria trabalha por conta própria, sem funcionários contratados e são chefes de domicílio.

Os número analisados pelo Sebrae mostram que 50% das mulheres que possuem empresas na Paraíba se declararam chefes de domicílio, ou seja, são as principais responsáveis por custear as despesas e gerenciar o orçamento de suas famílias.

Segundo os dados levantados, 91% das empresárias trabalham por conta própria em seus negócios, ou seja, não possuem nenhum funcionário contratado para auxiliá-las na gestão ou nas rotinas de produção e prestação de serviços de suas empresas. Já entre os 9% de empresárias que são geradoras de empregos, 73% delas possuem entre 1 e 5 funcionários contratados. A gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, afirmou que o cenário da Paraíba reflete a realidade nacional, as mulheres são a maioria da população, mas minoria nos negócios por várias dificuldades encontradas.

“Isso se deve, em grande parte, por barreiras como o acesso a recursos financeiros e à falta de políticas públicas adequadas às reais necessidades das mulheres, uma vez que elas ainda são minoria no universo dos investidores e dos tomadores de decisão no setor financeiro”, relata a gerente.


Jornal da Paraíba

Comments


Postagem Recente
bottom of page