top of page

Varíola dos Macacos: secretário recomenda volta ao uso da máscara e notificação de casos suspeitos




O secretário adjunto de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, afirmou que a Secretaria vem adotando ações preventivas de regulação de pacientes com suspeita da contaminação pela Varíola dos Macacos. Atualmente, a Paraíba não possui nenhum caso suspeito. Apenas dois estão sendo investigados no Brasil, sendo um no Ceará e outro no Rio Grande do Sul.


Jhony explica que embora a transmissibilidade não aconteça com a mesma facilidade que o vírus da covid-19, é preciso manter cuidados semelhantes para prevenir-se contra a doença que já foi registrada em 14 países.


– Trata-se de um vírus de baixa transmissibilidade, diferente do coronavírus, além de possuir índices de mortalidade muito baixos. A Secretaria de Estado da Saúde tem realizado reuniões com os Hospitais Universitários na Paraíba, em conjunto com o Hospital Clementino Fraga, justamente para mapearmos o fluxo de atendimento e regulação desse tipo de paciente – afirmou em entrevista concedida à emissora de rádio de João Pessoa nesta quarta-feira (1º).


De acordo com o secretário, qualquer caso suspeito precisa ser comunicado e monitorado pela Secretaria de Estado da Saúde. “Continuamos recomendando o uso da máscara porque a transmissão da Varíola dos Macacos também pode se dar por gotículas respiratórias, além do contato pele a pele, que é a principal forma de transmissão”.


PB Agora

Comments


Postagem Recente
bottom of page